A Origem da Pizza

Farinha de Trigo Maria Inês e a História da Pizza

17 jun. A Origem da Pizza

Um dos pratos mais populares do mundo hoje é sem dúvida uma pizza. Sua longa história se estende por séculos e milênios, unificando os países da Europa e depois continentes e todo o mundo.

A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

À medida que olhamos mais para o passado, podemos ver as origens da pizza no século I A.C como uma espécie de pão achatado que foi usado por várias civilizações européias.

pizza-antiguidade           Pizza na antiguidade: presente em diversas culturas.

 

Uma das primeiras menções à pizza veio dos escritos históricos de Dario, o grande conquistador da Europa. Ele menciona o hábito de seus soldados de assar pão achatado em seus escudos, que depois foram cobertos com queijo e tâmaras.

 

 

dario   Dario, o Conquistador (549-486 aC): primeiras menções escritas sobre pizza.

O Império Romano e especialmente em locais ao redor de Nápoles e Pompeia eram famosos pelo uso de pizzas como refeições diárias. Há vários escritos históricos daqueles tempos que mencionam sua habilidade em fazer pães achatados que foram posteriormente temperados com várias coberturas. A menção mais famosa da pizza daquele período foi uma no poeta Virgil poema “A Eneida”.

O desastre vulcânico que assolou a cidade romana de Pompeia deixou uma grande quantidade de importantes artefatos arqueológicos para os historiadores modernos. Entre as ruínas da cidade preservada, os arqueólogos encontraram muitos sinais que provavam a existência comum de pizzas no Império Romano – barracas de rua onde a pizza era vendida, padarias onde eram feitas e até equipamentos usados pelos padeiros.

 

Pompeia

Pompeia: As pizzas eram comuns no Império Romano.

 

A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.

Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda criada por Rafaelle Esposito, em 1889, para ser servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).

napoles  Nápoles – Itália: Cidade onde surgiu a famosa pizza Margherita.

No início do século XVIII, Rosa e Raffael Espósito, comerciantes de Nápoles, Itália, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo “cavalo”, que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles, desde o início daquele milênio, denominada Pizza.

A partir daí se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo com os navios dos imigrantes italianos.

 

Resultado de imagem para imigrantes italianos chegando no brasil

Imigrantes Italianos

 

Chegou ao Brasil da mesma forma, através dos imigrantes, e, hoje, pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras.

Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se, logo em seguida, parte da cultura deste país.

Desde 1985, comemora-se o dia da pizza no dia 10 de julho.

 

715851-PRJT87-662

 

E aí, gostou dessas curiosidades? Compartilhe esse post com seus amigos!